5 passos para colocar o marketing em prática
Para que as coisas possam dar certo é necessário traçar uma meta e elaborar um plano para que a meta seja alcançada, e neste post nós iremos te ajudar e elaborar esse plano com 5 passos para você colocar o marketing em prática.
O primeiro passo é definir seu público, criar uma persona para quem sua empresa se direcionará, você poderá fazer isso com o auxilio de plataformas como Google Form e Typeform, que irão te oferecer formulários práticos para a definição do seu público.
A criação da persona é um passo muito importante que deve ser feito com muita atenção, pois será com base nele que você irá dar continuidade nos demais passos. Apos uma boa definição de persona, é importante analisar as preferencias de seu público, uma informação muito importante é identificar em qual veículo de informação você conseguirá mais alcance com seu público alvo, este é o segundo passo, definir seu veículo de divulgação, eles podem ser tanto um blog corporativo, redes sociais, e-mail marketing, mídia paga, vídeos, podcasts ou webinars., ou as mídias tradicionais como televisão, rádio, jornais, revistas, eventos ou patrocínio, muito menos utilizadas hoje em dia, as mídias tradicionais ainda são efetivas.
O terceiro passo é tão importante quanto o primeiro, conhecer seu mercado e a concorrência é tão importante quando conhecer seu público, faça uma análise detalhada da concorrência e que ações de marketing ela tem usado como, como por exemplo que tipo de veículo ela utiliza, re conhecer onde estão os erros da concorrência para que em sua estratégia eles possam ser mínimos.
No inicio deste post eu disse que te ajudaria a traçar metas e alcança-las, e este é o quarto passo, traças metas palpáveis, criar objetivos a serem alcançados com um prazo determinado, metas mensais, trimestrais, bimestrais e anuais. Desta forma sua equipe poderá compreender de uma melhor forma a organização do trabalho e vocês irão crescer muito mais do que imaginam.
O quinto passo é essencial para o acompanhamento da sua estratégia, levantamento de dados para a mensuração de crescimento e identificação de falhas será o que te fará enxergar a sua real evolução. Você poderá fazer esta análise conferindo os visitantes ou tráfego do site, taxa de conversão, Nº de Leads gerados, custo por lead, ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição do cliente), Nº de Visitantes (pode medir por canal), vendas, oportunidades entregues para vendas (MQL), oportunidades aceita pelo time de vendas (SQL).
Neste vídeo você também poderá adquiri mais conhecimento em como fazer sua empresa aplicar o marketing.
Agora você já conhece os cinco passos para colocar o marketing em prática, não perca tempo e coloque em ação essa estratégia.