E-commerce’s de sucesso para se inspirar
Você sempre quis abrir um e-commerce mas não soube como fazer e/ou ficou com receio de não ser bem sucedido? Neste post vamos te mostrar histórias de grandes e-commerce’s que começaram do 0 e hoje são grandes empresas.
Vamos começar com um dos sites mais acessados do Brasil, eu duvido que você nunca tenha acessado página da Netshoes, um dos e-commerce’s mais bem sucedidos do Brasil tem uma história no mínimo curiosa. No ano de 2000, o paulistano com ascendência armênia Marcio Kumruian decidiu abrir uma loja de sapatos em um dos bairros centrais de São Paulo, começando com um investimento baixo comparado a outras empresas, Marcio deu inicio a seu negócio com 50 mil reais. Inicialmente sendo uma loja física, o nome Netshoes foi escolhido porque Marcio gostava da ideia das inovações da internet. Com um crescimento exponencial, Marcio abriu quiosques em academias para a venda de seus artigos, e após levantar dados, notou que os artigos esportivos vendiam muito mais que calçados convencionais, com isso decidiu se especializar em artigos esportivos. Já estabelecido com a marca, em 2007 Marcio deu um salto no mínimo arriscado, começou a vendar exclusivamente pela internet, por ser uma loja de nicho, haviam grandes possibilidades de fracasso, mas as amplas opções de produtos e por ser um dos primeiros e-commerce’s realmente eficiente no Brasil fizeram da Netshoes um dos sites de e-commerce mais acessados em território nacional.
Após problemas na gravidez, sendo forçada a ficar de repouso, a advogada Mariana Medeiros percebeu a dificuldade em comprar roupas em sites brasileiros. Por não fazer parte do mundo da tecnologia e nem do mundo da moda, Mariana estudou e se aprofundou nos assuntos, definindo a ideia de criar um site eficiente para venda de roupas no Brasil, vendo a necessidade de ter alguém que já conheça bem os assuntos, convidou a amiga e ex-editora de moda Rosana Sperandéo para ser sua sócia, a também advogada Isabel Humberg se juntou a sociedade pouco tempo depois. Em 2009 o site OQVestir foi ao ar, com produtos de mais de 70 marcas e foco nas classes A e B, o site teve um crescimento rápido pela falta de concorrentes no Brasil. Para que a empresa pudesse nascer, as sócias começaram o investimento com dinheiro de seus próprios bolsos, mas, com o crescimento rápido da loja, não demorou para que chamassem a atenção de investidores. E em 2011 receberam investimentos da famosa investidora Tiger Global, o que aumentou ainda mais o crescimento da OQVestir. Hoje a OQVestir além de disponibilizar produtos de mais de 70 marcas, também possui um outlet com até 80% de desconto, consultoria de moda via chat online e um blog atualizado diariamente.
O paulista Leonardo Simão já havia tentado o sucesso com o e-commerce outras três vezes quando em 2009, junto a sua esposa Juliana Della Nina, criaram a Bebê Store, uma loja virtual de artigos para recém nascidos, também tiraram do próprio bolso os recursos para que o site pudesse nascer. Com um crescimento muito rápido da loja, acharam que seria necessário buscar investidores, e encontraram o apoio necessário com Niklas Zennström, cofundador do Skype e fundador do fundo de venture capital Atomico, receberam um aporte de U$2,9 milhões do fundo. Pelo crescimento rápido e eficiência do modelo do site, um grupo de lojas do segmento foi criado, hoje o grupo é composto pela Bebê Store, a Mommy Store, especializada em artigos para gestantes, a Toy Store, especializada em brinquedos infantis e a Kid Store, com artigos para crianças.
Esses são três exemplos de sucesso que se baseiam em tentativa e erro, persistência, estratégia e muito estudo, as dicas que podem ser absorvidas desses empreendedores são: Analise sempre o que já há no mercado, procure fazer diferente, estude as possibilidades, procure as falhas que existem na concorrência e tente soluciona-las em seu negócio. O caminho para o sucesso pode ser uma longa jornada, mas a persistência, e o estudo irão te ajudar a empreender chegar a ele com de uma forma melhor.
fonte: https://uolhost.uol.com.br/academia/noticias/2014/02/24/5-grandes-vendedores-do-e-commerce-que-comecaram-do-zero.htm