Passo a passo para fidelizar seus clientes
Ter uma boa gama de clientes é importante, mas, mais importante que ter muitos clientes, ter clientes fiéis faz toda a diferença.
Como fidelizar seus clientes é sobre o que trataremos hoje, estabelecer uma relação de confiança nos serviços ou produtos oferecidos e fazer com que os clientes prefiram ao seu negócio.
Para isso, é essencial que você siga algumas dicas que facilitarão o processo de fidelização dos seus clientes.
Conheça seus clientes
Para compreender melhor as necessidades dos seus clientes é preciso conhece-los, a partir do momento que você conhece sua clientela, você saberá de suas preferências, serviços ou produtos que agradaram, você terá as informações necessárias para satisfazê-lo na próxima compra.
Recursos como o relatório o Customer Relationship Management (em tradução livre, Gestão de Relacionamento com o Cliente), podem auxiliar muito nessa etapa.
O formulário te fornecerá muitas informações sobre o cliente, tais como:
Informações pessoais — como nome, data de nascimento, telefone e endereço;
Mercadorias ou serviços já adquiridos, além de data da última compra;
Valor médio por aquisição;
Lista de elogios e protestos feitos pelo consumidor.
Obtendo esse tipo de informação, será muito mais fácil personalizar os serviços ou produtos de acordo com aquilo que o cliente precisa, não será um trabalho fácil, mas te ajudará a fidelizar seus clientes com muito mais facilidade.
Estabeleça contato com seus clientes
Podemos dizer que a comunicação é a alma do negócio, é muito necessário, além de conhecer seus clientes, ter contato com eles. A fidelização não é um processo rápido e nem simples, conhecer seus clientes é o primeiro passo, o segundo passo e criar uma proximidade com eles, oferecer facilidades, promoções, novidades em primeira mão criam essa proximidade e a impressão de exclusividade.
Mantenha sempre contato com seu cliente, comunique-os de novidades, mudanças na empresa, aprimoramentos, coisas que os farão valorizar a empresa, e para isso também é preciso investir na imagem da empresa, passar uma boa impressão e comunicar a seus clientes vantagens e benefícios que os farão querer manter negócios com você.
Planejamento é essencial
Estabelecer um objetivo e definir como você irá alcança-lo é algo que pode fazer toda a diferença, a partir do momento que você sabe o que quer como irá conseguir, você terá uma meta e passos, segui-los não será algo tão difícil assim.
Agora que você já conhece seus clientes, já se comunica com eles, o que fazer com essas informações obtidas é um ponto crucial.
Nosso objetivo é fidelizar clientes, então essa será sua meta. Cliente fiéis podem ser um excelente cartão de visitas para sua empresa, um cliente satisfeito falará bem de seus produtos ou serviços, de tal forma, que poderá atrair mais clientes para seu negócio.
Saiba ouvir
O contato com os clientes já foi estabelecido, agora você tem que fazer uso desse recurso, abra espaço para que o cliente aponte situações ou características que não o agradaram, aceite a crítica e a use para melhorar.
Os sistemas de ouvidoria são uma excelente forma de identificar problemas apontados por reclamações de seus clientes, dentro dos formulários de ouvidoria o cliente poderá descrever sua experiência com a empresa e o que não foi satisfatório pra ele. Outra grande vantagem dos formulários de ouvidoria é a possibilidade de réplica e até tréplica, criando um diálogo que facilitará a identificação do problema encontrar uma solução pra ele junto ao cliente.
Fortaleça sua base
Uma equipe bem treinada, disposta a melhorar, que atenda bem seus clientes, que saiba como executar um planejamento faz toda a diferença. Além de melhorar seu atendimento, uma boa equipe passa profissionalismo e dedicação da empresa, por isso investir em cursos, workshops, treinamentos só irá acrescentar para sua empresa, além de se tornar um investimento de retorno rápido, pois em pouco tempo você irá conseguir notar diferenças tanto na forma de trabalhar quanto na confiança que os clientes depositam em sua empresa.
Saiba se seus clientes estão satisfeitos
As duas primeiras dicas são de extrema importância, estão presentes em todas as outras etapas, e neste passo não poderia ser diferente. Você utilizará de seus recursos, você conhece sua clientela, tem contato com ela, o próximo passo e contata-los para que eles possam fazer uma análise dos seus serviços ou produtos. Esta ação poderá ser feita por meio de uma questionário enviado por e-mail, por uma ligação, ou até poderá ser feira pessoalmente em uma reunião mais informal.
Seja diferente
Tenha um diferencial, algo que possa ser facilmente associado a imagem de sua empresa, algo que faça seus clientes preferirem a você além da dicas dadas anteriormente. Este diferencial pode estar na forma de pagamento, opção de parcelamento, isenção de juros, frete grátis, descontos cumulativos, atendimento em horário diferenciado, são exemplos de características que poderão te destacar no mercado.
Agora que nós já te indicamos o caminho, ficará muito mais fácil fidelizar seus clientes, melhorar a imagem da sua empresa e crescer cada vez mais.
Neste vídeo você também poderá obter mais dicas de pequenos gestos que contribuem muito para a fidelização da sua clientela.
fonte: https://www.formasdepagamento.com/artigo/7-dicas-de-fidelizacao-de-clientes-para-empresas-de-servico/