Briefing: Porquê ele é tão importante para o seu projeto
Você sabe o que é briefing? Sabe qual é a função dele dentro de um projeto? Hoje falaremos sobre a importância do briefing para o sucesso de um projeto.
Mas afinal, o que é briefing? O briefing é um conjunto de informações fornecidas pelo cliente, qual é o objetivo do projeto, qual a finalidade do projeto, referências dentro do mercado, inspirações a serem seguidas, qual é o público alvo e qual é o valor disponível para investimento disponível para a execução do projeto.
As informações vão sendo desenvolvidas junto aos profissionais, que devem se aprofundar naquilo que o cliente traz, aplicar uma visão de mercado para os dados, objetivos e finalidades.
O diálogo é essencial para que o briefing seja bem desenvolvido, debater com o cliente sobre o projeto e como ele será aplicado, as ideias e como é possível trabalhar com elas.
Mostrar para o cliente como o projeto será executado, seu processo e os caminhos para o resultado final, para que tudo isso possa ser possível, um briefing bem feito e completo é necessário.
Muitas vezes não é dada a devida importância para o briefing, dificultando muito o processo de desenvolvimento, é preciso saber para onde se quer ir para facilitar o caminho.
Muitos empresários não conhecem os métodos de aplicação do briefing, mais uma vez bateremos na tecla do diálogo, converse com o seu cliente, inconscientemente crie o briefing junto a ele, faça perguntas sobre a história da empresa, o que ele pretende conseguir com o projeto, o que já existe no mercado nessa área, se ele possui referências e inspirações, qual é a pretensão de investimento para o projeto.
O briefing pode ser aplicado em projetos de marketing, design e diversas outras áreas, não podemos deixar de lado essa etapa tão primordial para o sucesso de qualquer ideia.
Uma dica é fornecer um formulário de briefing para seus clientes, com o tipo de pergunta que já citamos, para que ele apenas preencha as respostas, criando um documento escrito as coisas podem se tornar bem mais fáceis também.
Conheça a empresa com que você trabalhará, compreenda a missão, visão e valores que a empresa prega. Ter em mãos essas informações te fará compreender de forma mais profunda quais são os objetivos de um projeto para esse negócio.
Aproveite as dicas e implante dentro da sua empresa um formulário briefing, você verá como os projetos se desenrolarão com muito mais facilidade e serão muito mais profundos e intimistas.
Encontramos um vídeo com mais dicas e o passo a passo da construção de um briefing, aproveite!