Conheça o 5º P do Marketing
A estratégia dos 4 P’s do Marketing já é bem conhecida e disseminada no mercado, mas como o mercado vive uma constante evolução, esta famosa estratégia acompanhou essa evolução e agora temos um 5º P para o marketing.
Os 4 P’s já conhecidos são:
- Produto: Uma empresa deve oferecer algo, podendo ser um produto propriamente dito ou um serviço a ser prestado, mas o foco deste P não é somente a definição do que a empresa irá oferecer ao mercado, mas sim estruturar a relevância que terá no mercado, que tipo de necessidade ele irá sanar, para que o cliente irá adquiri-lo, de que maneira ele irá usufruir do produto e qual é o diferencial do que sua empresa oferece para o que já existe no mercado.
- Preço: Este P está diretamente ligado a prosperidade de um negócio, o preço é uma construção de fatores que resultara num número que será cobrado pela aquisição daquilo que sua empresa oferece. E para construir esse número é necessário fazer algumas análises, como um levantamento de preços com base em empresas que oferecem a mesma coisa que a sua ou um produto semelhante, qual a reação da sua clientela em relação ao preço cobrado pela sua empresa, quais são os gastos de sua empresa para que o produto oferecido chegue até seus clientes, existe a necessidade/possibilidade da criação de preços especiais para determinados nichos de cliente (pessoas jurídicas, franquias, clientes fiéis), e se o seu preço difere muito dos preços da concorrência.
- Praça: A praça pode ser definida como onde seu produto será veiculado, onde seus clientes costumam procurar por seu produto. Para isso, mais uma vez é necessário fazer uma boa análise, se o seu tipo de produto se adequara a lojas físicas ou tem mais alcance por meio de e-commerce, após realizar essa análise e identificar em que tipo de placement seu negócio se sairá melhor.
- Promoção: A palavra promoção dentro dos 4 P’s do Marketing não possui significado sinônimo de liquidação ou descontos, neste caso ela deriva da palavra promover. Um conceito muito conhecido se aplica perfeitamente a este P: a propaganda é a alma do negócio. Você pode até oferecer o melhor produto com o melhor preço, mas de nada adiantará se ninguém souber disso, divulgue sua empresa, invista em propagandas, e para não jogar dinheiro fora com propagandas que não possuem alcance, identifique em que plataforma será mais eficiente a veiculação de propagandas.
Agora possuímos o 5º P, o Público Alvo, ao longo dos anos foi identificada a necessidade da definição de um público específico para facilitar tanto a veiculação de propagandas quanto a distribuição do produto.
Para a criação eficiente de um público alvo é necessário criar uma persona, liste quais seriam as características do seu cliente ideal, o que ele procura, quando pretende pagar, onde procurará pelo produto e como soube sobre o seu negócio, entre outras informações como idade média, classe social, região geográfica e poder aquisitivo.
Uma definição de público alvo bem feita faz toda a diferença para os 4 P’s do Marketing, é de se admirar que só agora ele tenha sido inserido, sabendo exatamente quem sua empresa pretende atingir, os outros P’s se tornarão muito mais simples.
fonte:https://marketingdeconteudo.com/4-ps-do-marketing/