A influência das cores no marketing
Você já parou pra pensar como o ser humano é atraído pelas cores? Somos criaturas extremamente visuais, buscamos aquilo que nos atraia o olhar, que nos chame a atenção.
Teorias como a psicologia das cores nos ajudam a compreender como funciona essa atração, e hoje nós falaremos sobre como essa teoria tem influência direta com o marketing.
Primeiro, vamos explicar um pouco de como funciona a teoria das cores, em tese, cada cor e tonalidade causa uma emoção, podendo ser positiva ou negativa. Alguns indivíduos fogem a regra e demonstram emoções diferentes para as cores, mas de modo geral, a teoria das cores é muito geral.
O marketing pode ser traduzido de forma simples como um sistema usado pelas empresas para atrair atenção, e como as cores se aplicam dentro desse sistema pode ser decisivo.
Existem estudos e estatísticas sobre isso, e segundo esses estudos, as cores menos favoritas do homens é o marrom, e das mulheres é o laranja, e o azul é a cor favorita de homens e mulheres.
O fato do azul ser a cor favorita entre homens e mulheres pode ser explicado de acordo com seu significado dentro da teoria das cores. O azul remete a segurança, confiabilidade, honestidade, classe, criatividade, calma, relaxamento, serenidade e sucesso.
Além das emoções gerais a cor azul, ainda existem variações para tons, há uma diferença emocional entre os tons mais claros e os tons mais escuros, os tons mais claros também remetem a inocência, infância, ingenuidade e clareza, já os tons mais escuros trazem uma carga que remete ao ambiente corporativo, elegância, sobriedade e maturidade.
Cada tom possui suas características positivas e negativas, como por exemplo o preto, que pode remeter tanto a elegância e proteção, quanto a morte e perigo, é muito importante saber aplica-las dentro da composição e sua tonalidade.
Nessa tabela reunimos as emoções mais comuns a cada cor, sem levar em consideração a intensidade do tom, usando como referência a cor sólida.
A emoção causada pode se tornar muito relativa dentro do marketing dependendo de como a cor foi aplicada e sua tonalidade, muitas vezes um detalhe com uma cor que não “converse” com as demais pode destruir toda uma estrutura cromática.
As estruturas cromáticas podem ser compostas pelas cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, análogas, tríade, semi-complementares, tetraédricas e em quadrado, como podemos observar na imagem abaixo:
Para compreendermos melhor como as cores se aplicam dentro das campanhas de marketing e nas logos de empresas muito conhecidas, trouxemos uma tabelas onde reunimos alguns exemplos.
Agora você já sabe um pouco mais sobre como funcionam as cores dentro do marketing, mas vale ressaltar novamente que existe uma variação dentro da intensidade do tom e como ele é aplicado.
A maneira mais eficiente de saber se as cores estão funcionando para sua empresa é fazendo testes, faça testes alterando a intensidade do tom, a ordem das cores dentro da arte gráfica, você pode até alterar as cores para tons opostos para relatar qual é o impacto causado.
Encontramos um vídeo que reúne mais informações para você se tornar um especialista dentro das cores no marketing
Aproveite as dicas e informações e faça testes dentro do seu negócio, todo conhecimento é válido e só irá te acrescentar para fazer sua empresa crescer e se desenvolver.
fonte: https://marketingdeconteudo.com/psicologia-das-cores/
http://www.marketingmoderno.com.br/a-influencia-das-cores-na-publicidade-e-propaganda/