Entendendo o marketing
Aqui na Ositeweb nós já fizemos alguns posts falando sobre marketing, já falamos sobre inbound marketing, sobre o 5º P do marketing e até sobre a influência das cores dentro do marketing, e hoje falaremos sobre o primordial, o que afinal é o marketing? Hoje esclareceremos suas dúvidas sobre o marketing.
Começando pelo princípio, o que é marketing? Marketing pode ser definido como estratégia, um conjunto de ações combinadas que promovem algo, podendo ser um produto, uma empresa, ou até uma pessoa.
E dentro da denominação marketing existem diversas vertentes, como o marketing direto, indireto, inbound, pessoal, digital, de conteúdo e o 3.0.
Existe uma estratégia de marketing que irá se encaixar no que você procura, dentro de cada uma dessas vertentes de marketing você poderá molda-la de acordo com suas necessidades e respostas positivas obtidas.
É muito comum que as pessoas acabem unificando marketing e publicidade, o que é um conceito errôneo, a publicidade está inserida no marketing. O marketing é muito mais abrangente que apenas a publicidade, o marketing pode envolver contato pessoal com seus clientes e clientes em potencial, dentro de suas vertentes o marketing pode ser realizado apenas pelo meio digital, ou ele pode ser aplicado apenas com contato humano.
Como já foi dito no início desse post, nós já fizemos uma publicação sobre o 5º P do marketing, onde falamos sobre os princípios básicos do marketing, um conteúdo muito interessante, clique aqui e leia também esse post.
O marketing é de fato um assunto muito amplo e que poderia promover diversos debates, troca de experiências de estratégias que funcionaram, ou não, em determinados tipos de negócios.
Além disso, o marketing é um conceito que vem evoluindo e se modificando com o passar do tempo, a cada inovação, junto a ela surge uma nova estratégia de marketing que irá atender as suas necessidades. Especialistas das áreas da administração, publicidade, relações públicas e design se aplicam cada vez mais no estudo de estratégias eficazes para o sucesso de empresas, sendo elas tanto negócios em crescimento, quanto grandes corporações.
A alma do marketing, sob minha visão, é o risco, a inovação, aquilo que ainda não foi aplicado, o revolucionário, a ideia que, inicialmente, pode até ser considerada maluca, mas a audácia de tentar já qualifica uma mente empreendedora, o chamado “pensamento fora da caixa”.
Seja você também um “pensador fora da caixa”, arrisque tentar aquilo que ainda não foi tentado, todo grande revolucionário já foi em algum momento de sua carreira chamado de louco, mas a persistência e a ânsia pela inovação os motivaram para a concretização dessa ideia. Persista e saiba que o sucesso está baseado nos princípios de tentativa e erro, tente e explore seu potencial e o de suas ideias, isso é marketing!
Confira aqui todos os nossos posts sobre marketing:
A influencia das cores no marketing
Você sabe o que é remarketing e como ele te afeta?
5 passos para colocar o marketing em prática
A importância do Inbound marketing
Aproveite nosso conteúdo!