Círculo dourado: Aplicando dentro da criação de identidade visual
Hoje iremos falar sobre como aplicar o círculo dourado dentro das logos, já fizemos um post explicando o que é o círculo dourado e como ele funciona (leia esse post clicando aqui), e como o marketing é uma área tão ampla, mostraremos como o círculo dourado pode se aplicar dentro de outros campos, como o design.
A identidade visual de uma empresa é um ponto extremamente importante, é basicamente pelo o que essa empresa será lembrada, criar uma marca forte e que seja facilmente lembrada contribuirá muito para o sucesso e disseminação da imagem.
Existem diversas vertentes visuais que podem ser seguidas na hora da criação da logo e da identidade visual, formas orgânicas, tridimensionalismo, flat, e muitos outros. A escolha de um estilo deve ser coerente á imagem que a empresa deseja passar, o mesmo se aplica palheta de cores.
E é nesse ponto que começamos a aplicar princípios do círculo dourado. O círculo dourado vai muito além de um método de marketing, Simon Sinek desenvolveu estudos muito profundos, e constatou que nos sentimos atraídos por coisas semelhantes a nós mesmos, depositamos nossa confiança em algo quando simpatizamos com ideias e formas de pensamento, e dessa forma criou métodos e técnicas para atrair o público certo.
É nesse método que vamos nos basear para a criação da logo, atração do público certo, um nicho de consumidores é muito importante, e muitas vezes é um passo que é deixado de lado. É importante ressaltar que criar um nicho de consumidores não deve ser uma forma de discriminar, o nicho deve ser criado para facilitar a criação de uma persona, o que não impede que indivíduos de outros nichos consumam seus produtos, dessa forma, tome muito cuidado para não criar impressões de discriminação com os demais nichos, preconceito não é um ponto em que queremos chegar.
Após definir um nicho de mercado e uma persona de seus consumidores, identifique gostos genéricos dentro do seu público, cores que agradam uma grande maioria por exemplo. Fizemos um post sobre como a psicologia das cores é influente dentro das marcas e como ela tem peso para os consumidores, você pode ler o post completo clicando aqui, neste post citamos estudos que analisaram as cores prediletas de homens e mulheres, e as cores menos gostam, a partir desse tipo de informação será mais fácil definir cores que estarão dentro da paleta de cores de sua identidade visual.
O fácil entendimento também é um ponto que devemos nos atentar, na área do design temos estudos que nos auxiliam na criação de logos com a chamada “boa forma”, a Gestalt, que pode ser definida como a psicologia da forma. Criar uma imagem que será entendida não só pelo seu público alvo é algo que deve ser pensado, uma logo que será reconhecida por qualquer um, a criação de um signo (denominamos signos todos os elementos gráficos) que não abrirá espaço para interpretações equivocadas.
Após concluir todas essas constatações, analise se a criação é de fato atrativa, se chamará a atenção, essa é mais uma importante aplicação do círculo dourado, o signo criado deve ser atrativo, se destacar dos demais, isso diferencia um projeto onde há a aplicação do círculo dourado dos demais.
O círculo dourado é uma teoria que vai muito além do marketing, ele faz análises dentro das relações humanas e como reagimos a influências no meio em que vivemos, como identificamos coisas que atraem nosso olhar, e pelo o que somos atraídos, ter um diferencial em um mercado saturado é o que te fará ter destaque.
Agora você já conhece outras áreas de aplicação do círculo dourado, essa teoria tão importante no marketing contemporâneo que está mostrando ter relevância em tantos outros aspectos de mercado.
A aplicação na criação de uma identidade visual será decisiva no sucesso da sua identidade, aproveite o conhecimento adquirido e crie ou reformule a identidade do seu negócio, você notará a diferença no destaque da sua empresa mais rápido do que imagina.